O Grupo Parlamentar do PS-Madeira, apresentou na Assembleia Legislativa duas propostas de alteração ao Decreto que estabelece a carreira de médico dentista no SESARAM. O objetivo era introduzir melhorias no diploma e garantir a valorização destes profissionais.
De acordo com a deputada Elisa Seixas, estavam ainda contempladas as recomendações que constam no parecer da Ordem dos Médicos-Dentistas, mais concretamente a integração de dentistas que já exercem funções no SESARAM há 10 anos ou mais na categoria seguinte, valorizando o trabalho realizado até ao momento.
Os socialistas propunham ainda que no processo de contratação de novos profissionais na área, seja dada prioridade a titulares da especialidade em Saúde Pública Oral ou Medicina Dentária Hospitalar.
No entanto, e apesar de, como considera o PS-Madeira, estas medidas serem “uma mais-valia, não só para o serviço prestado, como também para a valorização dos e das profissionais que já estão a exercer”, as mesmas foram chumbadas pelo PSD-M em sede de especialidade e o diploma subirá à generalidade sem alterações.