Os deputados do Partido Socialista à Assembleia da República Marta Freitas e Paulo Porto, eleitos respetivamente pelos círculos eleitorais da Madeira e da Emigração, assinalaram o Dia da Região com um encontro digital com as comunidades.
A iniciativa, que foi transmitida através das redes sociais do deputado, visou precisamente fazer a ponte com os emigrantes espalhados pelo mundo, tendo contado com as participações da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, dos representantes das Casas da Madeira da Venezuela, Canadá, África do Sul e Brasil e da comunidade madeirense nos Estados Unidos.
Paulo Porto referiu que “as Casas da Madeira têm uma grande amplitude na representação da Região e no acolhimento dos madeirenses que residem na diáspora, mas também têm um grande potencial para dinamizar os negócios entre os empresários madeirenses que residem na diáspora e os que residem na Madeira”, com possibilidades de “desempenhar as funções de uma Câmara do Comércio da Madeira no estrangeiro, a fim de valorizar e melhor aproveitar o potencial da nossa Diáspora”.
Já Marta Freitas disse que “só faz sentido trabalhar para e com as comunidades, na Assembleia da República, através desta proximidade e dando oportunidade e voz às mesmas, seja de forma digital ou através da visita presencial”. Acrescentou ainda que “deverá haver sempre esta porta aberta entre os intervenientes políticos e as suas comunidades, para encontrarmos as melhores soluções”.