InícioAtualidadeSISTEMA REGIONAL DE SAÚDE EM DISCUSSÃO

SISTEMA REGIONAL DE SAÚDE EM DISCUSSÃO

António Pedro Freitas começou a sua intervenção por reforçar a importância dos debates em torno da temática da saúde por considerar que falar ajuda a diagnosticar os problemas e, consequentemente, a resolvê-los. O coordenador relevou o papel dos profissionais na criação de um melhor sistema de saúde que dê resposta às necessidades dos utentes.

Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, destacou em primeiro lugar o discurso de Paulo Cafôfo, definindo-o como humanista e focado nos outros, algo que considerou estar em falta na sociedade atual. Para o Bastonário, a qualidade dos profissionais de saúde em Portugal é inquestionável e que, nesse sentido, a sua participação é fundamental na aplicação dos seus conhecimentos na resolução de problemas e na valorização da saúde, não só a nível nacional como também na Região Autónoma da Madeira.

Élvio Jesus, presidente da Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros, falou da necessidade de mudar de paradigma no que diz respeito à forma como se pensa a saúde, destacando essencialmente a relevância de adequar as respostas dadas aos diferentes contextos com que se defrontam todos os intervenientes nesta área.

Mónica Armas, Médica Radiologista, referiu a importância de chamar os profissionais a intervir no sentido de ajudar a identificar os problemas específicos de cada área, particularmente no caso das listas de espera e assim criar um «programa construtivo para a resolução de problemas». Já Ricardo Caires, Técnico Superior de Imagiologia, acrescentou a ideia de que as competências dos profissionais de diagnóstico e terapêutica estão a ser desaproveitadas na prevenção de problemas.