Esta tarde, os deputados socialistas estiveram reunidos com a direção da Coopesca – Cooperativa de Pesca do Arquipélago da Madeira e com o presidente da Junta de Freguesia do Caniçal, num encontro que teve como objetivo auscultar estes profissionais sobre as dificuldades que o setor atravessa.
De acordo com a deputada Marina Barbosa, uma das principais queixas dos pescadores e armadores prende-se com o facto de continuarem sem receber o prometido apoio de compensação para fazer face à perda de rendimentos na sequência da pandemia. Tal como afirma a parlamentar, inicialmente o Governo Regional anunciou que este apoio seria atribuído até final de setembro, mas agora já é apontado para novembro ou dezembro. O facto é que, alerta a socialista, há muitas famílias que vivem deste setor e que, neste momento, já estão a enfrentar grandes dificuldades. Segundo foi transmitido ao PS, há muitos pescadores e armadores que correm o risco de abandonar a atividade.
Por outro lado, além dos referidos apoios, estes profissionais defendem que é preciso apostar na formação e na atração de mais jovens para o setor, de modo a que haja uma atualização constante dos recursos humanos e, simultaneamente, seja garantida a continuidade sustentável da atividade.
Marina Barbosa aponta ainda a necessidade urgente de renovar a frota pesqueira, bem como de recuperar a lota do Caniçal e os entrepostos frigoríficos da Região, os quais não oferecem as condições necessárias de congelação para manter a qualidade do pescado.