O eurodeputado Sérgio Gonçalves foi hoje nomeado negociador dos Socialistas Europeus (S&D) num importante regulamento relativo à Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), enquanto membro da Comissão de Transportes e Turismo (TRAN).
Esta agência, que tem sede em Lisboa, desempenha um papel crucial na promoção da segurança marítima, na proteção ambiental e gestão do tráfego marítimo da União Europeia, que incluem a monitorização, auditoria, inspeção e apoio técnico especializado na implementação da legislação existente na UE.
Neste sentido, Sérgio Gonçalves aproveitou a audição desta quarta-feira na Comissão de Transportes e Turismo para inquirir a Diretora Executiva da EMSA, Maja Markovčić Kostelac, sobre o papel desenvolvido por esta Agência na promoção de combustíveis mais sustentáveis, avaliando o potencial do hidrogénio e a utilização de tecnologia como a propulsão assistida por energia eólica. O eurodeputado questionou ainda sobre as medidas e apoios necessários para a adaptação dos portos europeus em matéria de sustentabilidade, particularmente focado nos desafios subjacentes a portos localizados nas regiões ultraperiféricas. Sérgio Gonçalves manifestou também preocupação com a segurança marítima dos Estados-Membros, tendo em conta a crescente “dark fleet” russa, a frota de navios russos que que navegam em águas europeias utilizando bandeiras de outros países para fugir às sanções europeias no seguimento da invasão russa à Ucrânia.
Já ontem o eurodeputado português tinha sido nomeado negociador do S&D sobre a diretiva para a proteção dos direitos de passageiros em viagens combinadas, que também será debatida na Comissão de Transportes e Turismo, que visa melhorar a eficácia e clarificar determinados aspetos da diretiva.
Na reunião desta tarde, foram ainda votadas e aprovadas propostas para aumentar o financiamento para as infraestruturas de transporte e promoção do desenvolvimento sustentável na União Europeia.