Se o PS for Governo na Região após as próximas eleições, tomará as medidas necessárias para valorizar os rendimentos dos trabalhadores. A garantia foi deixada, esta manhã, pelo Presidente do PS-Madeira, Sérgio Gonçalves, no decorrer de um encontro com a União Geral de Trabalhadores (UGT) na Madeira.
Falando à Comunicação Social junto à sede da UGT, no Funchal, Sérgio Gonçalves considerou “incompreensível” que “numa Região que bate recordes de PIB, que bate recordes no Turismo e que tem o setor da Construção em crescimento, não se consiga fazer também a valorização dos salários dos trabalhadores”.
“Entendemos que o crescimento económico deve refletir-se também na melhoria de vida de todos os madeirenses sem exceção”, frisou o líder socialista, defendendo que, para que isso aconteça, “é preciso tomar medidas efetivas”.
Reafirmando os compromissos que o PS assume nesta matéria, nomeadamente no capítulo da redução de impostos, Sérgio Gonçalves voltou a insistir na necessidade de “baixar o IRS, aplicando os 30% permitidos por lei a todos os escalões”, como acontece na Região Autónoma dos Açores.
Isto significaria, explicou, “que todas as pessoas teriam um rendimento superior líquido no final do mês, que teriam mais dinheiro no bolso no final do mês”.
A redução do IVA é outra medida defendida pelo PS, conforme destacou, uma vez que “permitiria que bens e serviços que consumimos tivessem preços mais baixos e beneficiassem os madeirenses, que têm vindo a sofrer com este aumento do custo de vida”.
Segundo assegurou o líder socialista, o PS está igualmente atento às “questões relacionadas com a reposição do subsídio de insularidade, que deixámos de ter para todos os trabalhadores da administração pública, até 2%, desde que tivemos a Troika e estivemos sujeitos ao Plano de Ajustamento Económico e Financeiro”.
“Outras medidas de complemento para os trabalhadores em geral, mas em particular para os trabalhadores da administração pública regional” foram ainda defendidas por Sérgio Gonçalves, que se manifestou determinado em avançar com estratégias promotoras de uma melhoria efetiva da qualidade de vida na Região Autónoma da Madeira.