InícioAtualidadeSérgio Gonçalves denuncia falta de estratégia do Governo Regional na resolução dos...

Sérgio Gonçalves denuncia falta de estratégia do Governo Regional na resolução dos problemas do Porto Santo

Sérgio Gonçalves denunciou, hoje, a falta de estratégia do Governo Regional na resolução dos problemas que afetam a ilha do Porto Santo e apontou várias soluções com vista a ajudar a fixar a população e combater o despovoamento, entre as quais o apoio à criação de emprego qualificado e à habitação, a par dos incentivos fiscais e da valorização do setor primário.

No final de uma visita de dois dias à ilha dourada, onde, no âmbito do roteiro ‘Compromissos e Soluções’, promovido pelo Grupo Parlamentar do PS, foram efetuadas visitas a várias empresas e a explorações agrícolas, o presidente do PS Madeira lamentou a falta de soluções concretas por parte do Executivo para a resolução dos problemas locais, aproveitando para criticar o esbanjamento de milhões de euros em infraestruturas que não funcionam, das quais são exemplo o estádio de desportos de praia, o Penedo do Sono e o projeto das microalgas.

Referindo-se à agricultura, Sérgio Gonçalves disse ser incompreensível como é que, “depois de tantos investimentos, de tantos milhões, o Porto Santo não dispõe ainda de uma rede hídrica que seja suficiente para suportar as necessidades de água para o cultivo de vários produtos regionais, que poderiam ser produzidos aqui no Porto Santo e depois exportados, dada a sua elevada qualidade”.

O responsável focou também o problema do despovoamento, que afeta particularmente o Porto Santo e os concelhos da costa norte da ilha da Madeira. Neste sentido, lembrou que o PS conseguiu a aprovação, em sede de Orçamento do Estado, de uma medida que inclui a Madeira e o Porto Santo nos territórios de baixa densidade e que poderão, por essa via, usufruir de benefícios fiscais, nomeadamente em sede de IRC para as empresas, faltando o Governo Regional definir quais serão essas áreas.

Não obstante, além disso, Sérgio Gonçalves frisou ser necessário implementar medidas de apoio para a criação e emprego qualificado, nomeadamente no âmbito da inovação (onde podem ser utilizados fundos do próximo Quadro Comunitário), mas também políticas de apoio à habitação, para que os jovens possam se fixar e constituir família.

De referir que, além do roteiro ‘Compromissos e Soluções’, o PS desenvolveu também mais uma iniciativa da ‘Academia PS’, desta feita subordinada à temática do ‘Ambiente e Sustentabilidade’, que teve como oradora a deputada Sílvia Silva.