1,4 milhões investidos na segurança costeira na Madeira
Recentemente o Ministro da Administração Interna esteve presente na Madeira, para inauguração da Sala de Situação SIVICC Plus (Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo), no Comando Territorial da Madeira da Guarda Nacional Republicana, bem como da viatura TVV/MSV, batismo da lancha “Mar Jónico” e Posto de Observação Fixo do Pico da Cruz.
Esta é parte do Projeto de Vigilância Costeira nacional, instalada na Região, um importante investimento de 1,4 milhões de euros, que contribuirá para a uma maior segurança dos madeirenses e portossantenses, com a implementação de quatro torres de controlo: Calheta, Pico da Cruz, Ponta de São Lourenço e Porto Santo, para além dos sistemas de apoio móvel.
Ainda é importante o investimento previsto na instalação e utilização de um sistema de videovigilância na cidade do Funchal, em coordenação com a PSP, constituído por 81 câmaras, que permitirá reforçar a segurança na cidade do Funchal e o combate ao vandalismo e criminalidade, promovendo assim o sentimento de segurança que se viu afectado por esta pandemia da covid-19.
Por fim a vinda do Ministro, foi também momento de reafirmação da vontade de requalificar as esquadras da Madeira, com uma verba prevista de cerca de 7 milhões de euros.
Avanço da obra de reabilitação do antigo Matadouro
Para o munícipe do Funchal é importante ver erguer a obra de reabilitação do Matadouro, de cerca de 4 milhões de euros. Empreendimento este que será transformado num polo de criatividade, cultura e empreendedorismo. Onde este local terá um papel agora inverso de dar vida, de dar vida a vários projetos, bem como à zona e freguesia onde está localizado. Era esta uma das solicitações dos fregueses de Santa Luzia, uma promessa do executivo Camarário Funchalense e que agora se vê a ser erguido no terreno.
Outro ponto importante, é o convite que mais uma vez a Câmara Municipal do Funchal faz aos munícipes funchalenses convidando-os, e às diversas entidades, a fazerem parte deste projeto, contribuindo com ideias e sugestões, desfrutando futuramente de um espaço que visa ser dinâmico, promotor da Região Autónoma da Madeira e da sua economia.
Projeto MEMEX
Foi apresentado esta semana, na Madeira, um projeto europeu, MEMEX, que visa a inclusão social através da inteligência artificial e da realidade aumentada. Sabemos o quanto a pandemia da covid-19 reforçou as desigualdades sociais já existentes e vem este projeto, por meio de ferramentas acessíveis através de uma aplicação, promover o acesso inclusivo ao património cultural imaterial.
Estas ferramentas permitirão as pessoas, as comunidades, partilharem as suas histórias, criando conteúdos, que serão divulgados à comunidade local. Assim poderão reivindicar também os seus direitos, numa participação que se deseja igualitária, fomentando encontros, discussões e interações entre comunidades em risco de exclusão social. Poderão assim estas comunidades criar pontes e terem uma voz, numa diversidade cultural que se pretende ver presente numa sociedade mais inclusiva.
Existem vários parceiros aliados ao projeto na área da tecnologia ou na área social, um deles é uma entidade de investigação regional.