InícioAtualidadeSara Cerdas preocupada com cenário atual dos sistemas de incentivos às empresas...

Sara Cerdas preocupada com cenário atual dos sistemas de incentivos às empresas da região

Em referência ao manifesto Geração Madeira, Sara Cerdas inseriu este “green hotel” em duas das 10 áreas prioritárias definidas: o turismo e a sustentabilidade ambiental. A candidata deixou alguns elogios às práticas seguidas por esta unidade hoteleira ao ser autossustentável em termos energéticos, ao usar equipamentos eficientes e ao utilizar materiais reciclados para as suas mobílias, contribuindo, desta forma, para um melhor ambiente.

“Estes são exemplos que temos de replicar, porque o combate às alterações climáticas tem de ser feito agora, e esta consciencialização, esta inovação tem de ser aproveitada e tem de servir de exemplo”, afirmou realçando o forte impacto do turismo no PIB da Região.

Sara Cerdas aproveitou para falar na questão do apoio aos empresários, particularmente nos sistemas de incentivo que são instrumentos muito importantes para o apoio às empresas na nossa Região.

A candidata deixou críticas ao trabalho que tem sido feito neste âmbito uma vez que, por exemplo, o programa Funcionamento 2020 “não foi alvo de qualquer aviso de abertura de concurso nos últimos dois anos”.

Outros sistemas de incentivos como o Valorizar, o Empreender e o Internacionalizar “não foram alvo de aviso de abertura de concurso em 2018, sendo que nos dois últimos houve aviso de abertura em 2019, mas com significativa redução dos limites máximos de incentivo” verificando-se até algumas reduções.

Para Sara Cerdas “este atual cenário torna-se muito preocupante”, porque quando existe uma transição de Quadro Comunitário, para 2021-2027, “existe um período em que não são disponibilizados sistemas de incentivos. Portanto, estamos a falar de um longo período de vários anos em que não existirá apoio para as empresas e empresários da nossa Região”.