Tal como refere Sara Cerdas, nesta reunião foi apresentado o relatório da Comissão Independente para uma Igualdade Sustentável |2019-2024. Segundo explica a candidata, o relatório assenta num objetivo principal que é o “Bem-Estar para Todos numa Europa Sustentável”, com cinco grandes esferas de ação, nomeadamente Promoção da Mudança, Devolver o Poder às Pessoas, Reformular o Capitalismo, Justiça Social e Progresso Socio-Ecológico.
Neste encontro, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir o presidente do Grupo da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu, Udo Bullmann, bem como os autores do relatório. Um documento, que, tal como refere Sara Cerdas, «é mais do que um relatório, é já um programa de política para governar». «Já temos aqui um trabalho muito bem feito e importa, então, caso se reúnam as condições, implementá-lo para conseguirmos atingir este objetivo que é bem-estar para todos numa Europa sustentável».
A candidata socialista sublinha que este é um relatório para uma Europa Sustentável, em que «queremos progresso e crescimento, mas também queremos salvaguardar, acima de tudo, a sustentabilidade do nosso planeta». «Falamos também muito no projeto europeu, que contribui para a paz de todos, e na prosperidade da Europa, porque a Europa não é próspera se tudo à volta dela não estiver. Portanto, temos também de salvaguardar a prosperidade a nível global», adiantou.
A sessão de abertura do encontro contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, que destacou a baixa dos preços nos passes sociais e também o acesso à habitação, assim como de Pedro Silva Pereira, eurodeputado e presidente da “Fundação Res Publica”, anfitrião do encontro.
A finalizar, estiveram as intervenções de Pedro Marques, cabeça de lista do PS ao Parlamento Europeu, que destacou a importância deste relatório, e de António Costa, primeiro-ministro, que indicou a «importância destas medidas para o nosso futuro sustentável».