InícioAtualidadeSARA CERDAS É A CANDIDATA ESCOLHIDA PELO PS-MADEIRA ÀS EUROPEIAS

SARA CERDAS É A CANDIDATA ESCOLHIDA PELO PS-MADEIRA ÀS EUROPEIAS

Para Emanuel Câmara, presidente do PS-Madeira, este é «o início de uma etapa para construir o projeto que queremos para a Madeira, afirmando primeiro os nossos valores europeus, afirmando a Madeira na Europa, apostando numa jovem madeirense para contribuir para o projeto europeu do PS e dar um sinal de otimismo no futuro». O líder dos socialistas madeirenses afirma que «vamos dar o nosso melhor para a mobilização no próximo dia 26 de maio, apelando a todas e todos os madeirenses e porto-santenses que vão votar e demonstrem que querem uma Europa de valores, de solidariedade e coesão entre as regiões».

Neste momento, o presidente do PS-M aproveita também para «agradecer o excelente trabalho da nossa eurodeputada Liliana Rodrigues que muito dignificou a sua função», acrescentando que o partido continuará a contar com a mesma para os projetos futuros.

Por seu turno, Paulo Cafôfo, candidato do PS-M a presidente do Governo Regional, afirma que a candidata escolhida representa «aquilo que queremos para o futuro da Região Autónoma da Madeira: qualificação, competência e aposta numa nova geração». Segundo refere Paulo Cafôfo, «queremos mudar a forma de fazer política na Madeira, queremos apostar em novos quadros e numa nova geração de políticas públicas que desenvolvam a Região na próxima década. As eleições europeias são um passo importante neste ano cheio de desafios. A Sara Cerdas representa este futuro que preconizamos, honra o PS-Madeira por ter aceite o convite, e será uma magnífica representante da Madeira e do nosso povo no Parlamento Europeu».

De nadadora campeã a doutoranda na Suécia

Sara Cerdas foi um verdadeiro exemplo quando conciliava treinos bidiários de natação, começando às 6h30, no Clube Naval do Funchal, com as aulas na Escola Secundária Francisco Franco. Foi campeã regional e nacional, recordista absoluta em várias categorias e integrou a seleção nacional de juvenis. 

Médica, mestre pela Universidade de Lisboa e com Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de Umea na Suécia, iniciou igualmente um Doutoramento em Ciências de Saúde Pública na Universidade de Estocolmo.

Com 6 anos de experiência em organizações de saúde, nas áreas da Saúde Pública, Saúde Global e Epidemiologia, trabalhou em planeamento e políticas de saúde, com investigação em saúde pública, a sua área de especialidade.

Desempenhou funções de Médica Interna de Saúde Pública na Unidade de Saúde Pública de Almada-Seixal, e funções na Direcção Geral de Saúde, no Centro de Emergências em Saúde Pública. Participou igualmente no Grupo de Trabalho da Reforma da Saúde Pública. Realizou formação em Investigação no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

Em termos associativos, foi membro da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, da Associação Nacional de Estudantes de Medicina e da Federação Internacional de Estudantes de Medicina, nas áreas da Ciência, Investigação, Intercâmbios e Relações Internacionais.

Foi representante dos Médicos Internos de Saúde Pública na Comissão de Médicos Internos de Saúde Pública (CMISP) de Lisboa e Vale do Tejo e na Rede Europeia de Médicos Internos de Saúde Pública (EuroNet MRPH). Integra a Rede de Jovens Médicos da Associação Mundial de Médicos.