Miguel Brito aposta numa nova estratégia de turismo para o Porto Santo, que potencie os ativos naturais da ilha e atraia novas oportunidades de investimento e postos de trabalho. O candidato do PS à Câmara Municipal aponta a requalificação dos ativos turísticos do concelho como um passo estratégico para o desenvolvimento económico e social da ilha.
“O turismo é o principal setor de atividade do Porto Santo. É chegado o momento de trabalharmos todos para ter mais e melhor turismo não só no verão, mas ao longo de mais meses no ano. Para isso, é essencial apostar na requalificação daquilo que são os nossos postais do turismo, os grandes motivos pelos quais o turista vem ao Porto Santo, bem como na atualização das competências dos profissionais do setor. Não é possível continuar com medidas avulsas. É preciso ter uma linha condutora clara e bem definida que valorize os nossos atrativos e as pessoas”, aponta o candidato do PS.
Para Miguel Brito, a diferenciação do produto turístico está intimamente ligada com a forma como o concelho se apresenta a quem chega ao Porto Santo. Por isso, uma das propostas do candidato é a criação de um Posto de Interpretação Turística e Cultural.
“Este será um espaço com uma missão inovadora e alargada que acrescente valor a quem nos visita, que disponibilize informação, mas também sugestões de espaços a visitar, de atividades de animação turística e culturais. Este posto de turismo deve marcar presença nas entradas do Porto Santo, por via aérea e marítima, para acolhimento e acompanhamento de quem nos visita. Serão espaços essenciais para que os visitantes tenham uma primeira impressão positiva do Porto Santo e conheçam as nossas tradições e a nossa identidade de uma forma muito concreta, inclusive através da promoção de eventos que apresentem as nossas tradições históricas e identitárias e o que temos de mais genuíno”, explica o candidato.
A captação de eventos e o desenvolvimento de estratégia municipal de turismo, em articulação com as autoridades regionais, são outros passos propostos pela candidatura do PS para o relançamento do turismo no Porto Santo.
“Temos uma praia reconhecida a nível nacional e internacional. Devemos melhorar as condições de acesso, a sua manutenção e dotá-la de equipamentos e de infraestruturas que ofereçam todo o conforto aos visitantes. Mas não podemos ficar apenas pelo “sol e praia”. Temos de procurar captar mais eventos empresariais, culturais, de entretenimento e de lazer ao longo do ano, mantendo uma dinâmica que tem impactos positivos não só ao nível económico, como na geração de postos de trabalho e no contributo para outras áreas, como a restauração e a hotelaria. É dessa forma que vamos conseguir iniciar um novo ciclo de progresso económico e social harmonioso no Porto Santo”, conclui Miguel Brito.