Ramón Lopez, vice-presidente da Comissão de Política Exterior da Assembleia Nacional da Venezuela, enviou uma mensagem a desejar os maiores sucessos ao novo presidente do PS-Madeira, Sérgio Gonçalves.
Aproveitou para agradecer o apoio do PS e do Governo da República liderado pelo PS ao povo venezuelano que sofre com o regime opressor de Nicolás Maduro. “A Venezuela está vivendo a mais profunda crise humanitária da América Latina. Nós queremos agradecer a força democrática do mundo, ao Partido Socialista da Madeira e ao Partido Socialista de Portugal todo o seu empenho e apoio na nossa luta para reconquistar a democracia. Nós somos uma alternativa democrática, uma alternativa que vai além das ideologias, cujo único objetivo é resgatar o valor da democracia – como fez o povo português, que também lutou pela democracia na Revolução dos Cravos”, disse.
Ramón Lopez reforçou que a Venezuela, Portugal e a Madeira têm histórias comuns e têm povos comuns. “Quando alguém vai à Madeira, sente a Venezuela aí. E quando alguém está em Caracas ou em qualquer cidade da Venezuela sente a Madeira e Portugal. A história de uma emigração para a Venezuela que nos ajudou a modernizar o nosso país com o seu trabalho árduo. E a história de milhares e milhares de refugiados venezuelanos filhos e netos de portugueses e de madeirenses que hoje voltam à sua Pátria, vítimas da perseguição de um regime que priva da liberdade o povo venezuelano”, sustentou.