Nesta iniciativa, Gil França mencionou que o Governo Regional falhou também com o seu objetivo de conseguir um bom subsídio de mobilidade entre a Madeira e o continente, referindo que o atual sistema causa grandes transtornos aos madeirenses.
O Orçamento de Estado foi também tema de analise. Trata-se de um bom Orçamento para a Madeira, depois de 4 anos de governação do Governo da caranguejola, que tanto penalizaram os madeirenses, apontou Gil França. “Durante 4 anos tivemos 4 deputados do PSD-M na Assembleia da República a votar favoravelmente orçamentos. Quando surge um Orçamento que alivia todo este peso que recaí sobre o madeirenses, os deputados do PSD votam contra. É um paradoxo que nos registamos e que não tem qualquer explicação senão a fidelidade política”.
Refira-se que, nesta reunião, a comissão política aprovou ainda um voto de pesar pela morte do militante Ângelo Paulos, destacando os seu contributo para o partido num período, particularmente difícil, como foi o da implementação da autonomia na Madeira.