“O Início de uma Madeira Melhor” é o lema do XX Congresso Regional do Partido Socialista Madeira que, este fim-de-semana, reúne cerca de 500 pessoas no Centro de Congressos da Madeira.
A reunião magna representará o momento da consagração do novo líder do partido, Sérgio Gonçalves, eleito nas eleições internas do passado dia 19 de fevereiro, com 98,6% dos votos dos militantes socialistas.
No conclave do PS Madeira serão apresentadas, discutidas e votadas 12 moções – a de estratégia global, do líder eleito, intitulada “Pela Madeira, Competência e Compromisso”, e 11 sectoriais, apresentadas por militantes. Algo que, segundo Sérgio Gonçalves, é revelador da vitalidade do partido e do empenho em contribuir para este que é o único projeto alternativo à governação na Região.
Além dos congressistas madeirenses, a reunião magna do PS-M contará com a participação de delegações do exterior, nomeadamente representantes do PS-Açores, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), bem como assistir-se-ão a mensagens em vídeo enviadas por um representante da Assembleia Nacional da Venezuela e da presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, entre outros.
Os trabalhos têm início pelas 09h00 de sábado, com a credenciação dos delegados e as votações para os diferentes órgãos do Congresso. Neste primeiro dia, terão lugar a discussão e votação das referidas moções, bem como as intervenções dos congressistas que se inscreverem para o efeito.
No domingo, os trabalhos serão retomados pelas 09h00, com a afixação das listas e as votações para os órgãos regionais do PS Madeira, as quais ocorrerão por via eletrónica.
A sessão de encerramento do Congresso está prevista para as 12h30 e contará com as intervenções do secretário-geral adjunto do Partido Socialista, José Luís Carneiro, e do presidente do PS Madeira, Sérgio Gonçalves.