O Grupo Parlamentar do Partido Socialista deu entrada, na Assembleia Legislativa da Madeira, a um conjunto de questões dirigidas à secretária regional da Inclusão, Trabalho e Juventude, acerca do transporte dos utentes do Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão (CACI) do Funchal.
Em causa está, conforme tiveram conhecimento os socialistas, a avaria de duas carrinhas da instituição, o que compromete quer o transporte dos utentes para a instituição, quer para as atividades desenvolvidas no exterior.
Como dá conta a deputada Isabel Garcês, há cerca de um mês que a carrinha de transporte adaptado que efetuava diariamente a deslocação dos utentes utilizadores de cadeira de rodas do seu domicílio para o CACI, e vice-versa, se encontra avariada. Na mesma circunstância encontra-se outro veículo que efetuava o transporte dos utentes para atividades fora da instituição, nomeadamente para a canoagem e a natação.
Perante esta situação, o PS questiona Paula Margarido sobre que esforços desenvolveu o Instituto de Segurança Social da Madeira, ou a sua tutela, para realizar o transporte dos utentes utilizadores de cadeira de rodas e se os veículos avariados foram substituídos (e se sim, com que meios). Isabel Garcês pergunta também que soluções foram apresentadas às famílias no sentido de assegurar o transporte dos utentes para as atividades fora da instituição e, no que concerne às famílias sem recurso a transporte privado, que soluções foram implementadas para que a frequência no CACI fosse assegurada.
