InícioAtualidadePS QUESTIONA HUMBERTO VASCONCELOS SOBRE PRODUÇÃO DE BANANA

PS QUESTIONA HUMBERTO VASCONCELOS SOBRE PRODUÇÃO DE BANANA

Sofia Canha, porta-voz dos socialistas nesta questão, afirma que “os produtores de banana na Madeira há muito que reivindicam melhores condições e contrapartidas à sua atividade, lembrando que há períodos do ano que os problemas se agudizam, subindo de tom os protestos legítimos. Para além dos atrasos no pagamento de subsídios ao agricultor, à dificuldade de acesso aos fundos, as perdas de produção, etc, infelizmente, no período estival, quando a produção de banana aumenta, outros problemas logísticos se acrescentam. Os produtores passam horas e dias a aguardar pela sua vez para a pesagem do seu produto, o que não se entende. Tem, aliás, sido recorrente e tem piorado, quando deveria ser o oposto. Se entraram tantos fundos comunitários ao longo dos anos para melhoria de equipamentos, como podemos admitir que as condições tenham piorado”, questiona, a deputada.

O PS enviou um conjunto de perguntas ao secretário da Agricultura, Humberto Vasconcelos:

– Uma vez que a Madeira não tem neste momento equipamentos físicos operacionais suficientes para dar uma reposta cabal à quantidade de banana que é produzida no período de verão, porque não contratam mais trabalhadores para efetuarem turnos adicionais, de modo que a pesagem e embalamento do produto se faça em tempo útil, sem risco de perdas para o produtor ou longas esperas?

– Os trabalhadores dos armazéns de banana em funcionamento têm visto acrescido substancialmente o seu trabalho no período de verão e apesar da sua boa vontade não conseguem dar vazão. Além do trabalho árduo que a sua função implica, os vencimentos auferidos são diminutos, o que não é motivador, nem justo. Consta que um trabalhador ganha 1,75 euros por hora, o que é francamente pouco. Gostaríamos, assim, de saber se o governo tem envidado esforços no sentido de trazer mais justiça salarial a estas pessoas.

– Solicitamos esclarecimento também, em relação a um possível aumento de 40 pontos percentuais nos vencimentos dos administradores da GESBA.

– Quando prevê o senhor Secretário estar concluído o armazém de banana que está a ser construído na Ponta do Sol?