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PS quer melhorar a atratividade do CINM para captar mais investimento e criar mais emprego

A melhoria da atratividade do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM), de modo a captar mais investimento, diversificar a economia regional e criar mais postos de trabalho qualificados é uma das bandeiras da candidatura do PS-Madeira às eleições legislativas nacionais.

Numa iniciativa de campanha realizada esta manhã, Sofia Canha vincou a importância do CINM nas suas três vertentes (Serviços Internacionais, Zona Franca Industrial e Registo Internacional de Navios), salientando o facto de ter mais de 2.400 empresas registadas, que geram receitas para a Região na ordem dos 100 milhões de euros, criam seis mil postos de trabalho e são responsáveis por 82% das nossas exportações.

“Estes números confirmam a relevância desta entidade para a economia regional”, referiu a número dois da lista socialista, alertando para a ameaça que o CINM enfrenta após as sucessivas rejeições de recursos da Madeira sobre auxílios ilegais concedidos a cerca de 300 empresas na Zona Franca, no âmbito do III Regime.

Sofia Canha adiantou que o atual IV Regime de Benefícios Fiscais produz efeitos até 31 de dezembro de 2027, pelo que “é urgente a Madeira e Portugal apresentarem em Bruxelas uma proposta de novo Regime que vinque bem a importância deste instrumento para a Região Autónoma da Madeira em termos de captação de investimento e criação de emprego qualificado”.

Como evidenciou a candidata socialista, a Madeira, enquanto região ultraperiférica, tem custos acrescidos e uma escala reduzida e, como tal, o CINM contribui para o alargamento da escala a nível internacional e é fundamental para atrair empresas inovadoras que se fixem na Região, gerando mais receitas e constituindo-se como um ativo muito importante para a economia regional.