InícioAtualidadePS quer garantir a acessibilidade plena e fazer do Funchal um exemplo...

PS quer garantir a acessibilidade plena e fazer do Funchal um exemplo de inclusão

A candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal do Funchal quer fazer da capital madeirense uma cidade mais inclusiva e plenamente acessível para todos os cidadãos, garantindo que ninguém seja deixado para trás.

Os socialistas entendem que “uma cidade justa é, acima de tudo, uma cidade acessível, capaz de eliminar barreiras e assegurar igualdade de oportunidades a todas as pessoas, independentemente da sua condição física, sensorial ou cognitiva” e, nesse sentido preconizam uma intervenção em várias frentes.

Uma das orientações da candidatura liderada por Rui Caetano passa por reforçar o Plano Municipal de Acessibilidade Pedonal, assegurando passeios, passadeiras e espaços públicos adaptados e seguros para todos, bem como a introdução de regras de acessibilidade universal no urbanismo, de forma a que novas obras, reabilitações e projetos respeitem critérios de inclusão desde a sua conceção.

Neste campo, o candidato do PS à presidência da Câmara do Funchal considera também essencial regulamentar e apoiar a adaptação habitacional, ajudando as famílias a transformarem as suas casas em espaços adequados às necessidades de quem vive com deficiência.

Por outro lado, por entenderem que a Cultura deve também ser um direito de todos os cidadãos, os socialistas assumem o compromisso de proceder à adaptação dos equipamentos culturais e apostar na criação de conteúdos acessíveis.

“Servir o Funchal é garantir qualidade de vida a todos, sem exceção. O Funchal deve ser um exemplo de inclusão e solidariedade e é nossa responsabilidade garantir que cada munícipe tenha as mesmas oportunidades de participação na vida social, cultural e económica da cidade”, sustenta Rui Caetano, afiançando que, com o PS na liderança da autarquia, “o Funchal será uma cidade onde todos contam”.