InícioAtualidadePS QUER ESCLARECER DATAS DA NOVA UNIDADE HOSPITALAR

PS QUER ESCLARECER DATAS DA NOVA UNIDADE HOSPITALAR

A proposta do PS-Madeira, na Assembleia da República, que mereceu o total apoio do Primeiro-ministro António Costa e que superou todas as expectativas, sobretudo por acontecer num quadro de completa regionalização da Saúde, na Região Autónoma da Madeira. Confirma-se, assim, uma solução concreta para um problema antigo o que comprova bem a solidariedade do atual Governo da República para com a população da Madeira e Porto Santo. 

No entanto as declarações do Senhor Secretário Regional da Saúde, Dr. Pedro Ramos, ocorridas no dia 3 de Novembro, após uma reunião do grupo de trabalho do novo hospital, exigem uma cabal clarificação. De acordo com o Senhor Secretário Regional da Saúde, o Governo Regional está pronto para lançar um concurso público para a construção do novo hospital. Esta, como se sabe, é uma condição essencial para, com a aprovação do concurso, e determinação do valor a adjudicar, definir e programar o financiamento de 50% do Estado, no âmbito dos projetos de interesse comum. 

Contudo, o Governo Regional da Madeira, através do mesmo Secretário Regional também informou que as expropriações para a construção do novo hospital estão orçamentadas em 25 milhões de euros e em 2017 apenas foram orçamentadas 3 milhões, sem explicar a execução desse valor no presente ano. Referiu, contudo, que em 2018 apenas estariam orçamentados no ORAM 5 milhões de euros para o mesmo efeito e o restante, segundo o Sr. Secretário Regional da Saúde, 13 milhões, seriam orçamentados em 2019. 

Sendo assim fica muito claro que o Governo Regional da Madeira não tem nenhuma intenção de construir o novo hospital até ao fim do mandato.