Em cima da mesa de trabalhos estão diversos pontos, com particular destaque para a apresentação de nomes, e consequente votação, para a composição de três órgãos da nova estrutura, liderada por Emanuel Câmara, para o biénio 2018/20: secretariado, vice-presidência e comissão política.
Sendo certo que João Pedro Viera será o nome indicado para secretário-geral do PS-Madeira, da mesma forma que, por inerência, Olavo Câmara (JS) e Mafalda Gonçalves (DRMS) têm assento averbado. Miguel Iglésias também parece certo. No que toca à vice-presidência serão eleitos os quatro vice-presidentes da direção de Emanuel Câmara, já com Célia Pessegueiro e Rui Caetano na linha da frentes para ocuparem essas cadeiras.
Na mesma reunião serão também apurados os nomes que irão constituir a comissão política regional do partido.
Refira-se que todos estes nomes, e os que faltam apurar, serão submetidos à votação da Comissão Regional, que para além de Bernardo Trindade integra ainda 70 outras pessoas, provenientes dos mais distintos quadrantes da estrutura regional do partido.
A reunião do PS terá ainda outos pontos na ordem do dia, como sejam a apresentação de moções sectoriais, concluindo-se com a análise ao atual momento político.
Recorde-se que do congresso, para além da constituição da Comissão Regional, saiu também já o elenco da Comissão de Fiscalidade Económica e Financeira, que é liderada por Maria do Carmo Jesus. Daniel Pegado, Lino Bruno Oliveira, Maria Ivone Figueira e Cláudio Torres completam a lista de efetivos.
Da mesma forma está já apurada a constituição da Comissão de Juridição Regional, tendo como líder Sandra Marisa Machado. Compõem ainda este órgão Daniel Aguiar, Gregório Gouveia, Marina Barbosa, Álvaro Gonçalves, José Manuel Caldeira e Joana Coelho, como efetivos.
O líder parlamentar, cuja nomeação não passará por esta reunião, é já sabido que será Victor Freitas, sucedendo Jaime Leandro, logo no primeiro plenário após este encontro, que está agendado para o próximo dia 21 deste mês de fevereiro.