InicioAtualidadePS pede mais atenção ao setor primário no Porto Santo

PS pede mais atenção ao setor primário no Porto Santo

O Partido Socialista visitou, hoje, duas explorações agrícolas no Porto do Santo, uma das quais em início de conversão à agricultura biológica. Uma ocasião para constatar as dificuldades de um setor que já se encontra numa fase de sobrevivência, atendendo ao cada vez mais expressivo abandono dos solos.

Neste contacto de proximidade, inserido no âmbito do roteiro ‘Compromissos e Soluções’, promovido pelo Grupo Parlamentar, os agricultores deram conta de um problema comum e que dificulta as produções, concretamente a falta de água de rega. Uma situação para a qual o presidente do PS Madeira fez, aliás, questão de alertar o Governo Regional. Além da eficiente gestão dos recursos hídricos e de sistemas de retenção adequados, Sérgio Gonçalves considerou que, para fazer face a esta problemática, fazem falta técnicas regenerativas de recuperação dos solos, nomeadamente técnicas que ajudem a promover a poupança de água e a reduzir a erosão.

O líder socialista sublinhou a importância de valorizar a agricultura e apostar no setor primário para ajudar a garantir a sustentabilidade da Região.

Apontou ainda a necessidade de valorizar o consumo de produtos locais, sendo esta uma forma de incentivar mais pessoas a se dedicarem ao setor e, dessa forma, obterem mais rendimentos.

X