InícioAtualidadePS-M LAMENTA DESINVESTIMENTO DO GOVERNO REGIONAL NOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS

PS-M LAMENTA DESINVESTIMENTO DO GOVERNO REGIONAL NOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS

A deputada Mafalda Gonçalves apontou o corte de 12 milhões de euros que, na prática, se traduz em menos 283 mil consultas nos centros de saúde e adiantou que «o Partido Socialista não se revê nesta lógica hospitalocêntrica que retira dos cuidados de proximidade ao utente, reduz substancialmente as respostas que os serviços podem dar ao utente e que potencia uma maior afluência ao hospital».

De acordo com a parlamentar socialista, o desinvestimento nos cuidados primários afeta não só os utentes, mas também os profissionais de saúde. «Prova disso foi o abaixo-assinado que foi subscrito por 99 médicos dos centros de saúde da nossa Região, que não só fazem o diagnóstico do estado da saúde ao nível dos cuidados primários, como apontam soluções e põem a nu a má gestão de recursos que existe na saúde na nossa Região», afirmou.

Mafalda Gonçalves defendeu que o caminho «deve ser justamente o oposto» daquele que tem vindo a ser trilhado pelo Governo Regional. «O PS defende um maior investimento a nível dos cuidados de saúde primários, para que os serviços possam dar resposta cabal e de proximidade às necessidades dos seus utentes e para que também se possa rentabilizar as estruturas existentes, que, nalguns casos, até estão bastante subaproveitadas», disse.

A deputada frisou que «se há área da governação que tem de ser e deve ser prioridade para qualquer governo é, sem sombra de dúvida, a Saúde».