A deputada Mafalda Gonçalves, porta-voz da iniciativa, referiu que para o PS-M “a prevenção e a promoção da Saúde mental dos madeirenses e porto-santenses são uma prioridade” razão pela qual foi solicitada a reunião de modo a promover a tomada conjunta de decisões nesta área.
Acrescentando que os psicólogos estão “no cerne desta questão que afeta muitos madeirenses e porto-santenses, quer a nível individual, quer a nível social e mesmo económico” desenvolvendo um trabalho notável a nível da intervenção.
Mafalda Gonçalves constatou ainda que a região possui infraestruturas, no entanto, faltam profissionais e uma estratégia que faça a ligação entre as estruturas. Neste âmbito, o PS-Madeira defende um Plano Integrado de Intervenção para a Prevenção e Promoção da Saúde Mental.
Plano este que visa “abranger diversas áreas, não só a Saúde, mas também a Educação, assim como a própria comunidade e mesmo os locais de trabalho. Um plano que tenha uma estratégia clara e definida, que faça uma aposta clara, não apenas no cuidado e tratamento quando os problemas já surgiram, colocando a tónica na prevenção que, claramente, tem sido descurada, uma vez que não existe um Plano Regional que consiga integrar todas estas valências, ligando todos os setores”, declarou.