InícioNotíciasPS-M DEFENDE CRIAÇÃO DE PLANO REGIONAL PARA A ESTRATÉGIA DO MAR

PS-M DEFENDE CRIAÇÃO DE PLANO REGIONAL PARA A ESTRATÉGIA DO MAR

Os deputados do PS-Madeira na Assembleia da República defenderam na semana passada a criação de um Plano Regional para a Estratégia do Mar que permite aproveitar os meios financeiros disponíveis para potenciar este setor.

Carlos Pereira, acompanhado por Olavo Câmara e Marta Freitas, lembrou que esta estratégia foi já aprovada em Conselho de Ministro e que estando em curso um Plano de Recuperação e Resiliência, que implica a necessidade de encontrar alternativas para diversificar a economia Regional, é fundamental que o Governo Regional aplique este instrumento ao mar.

O deputado alertou para o risco de deixar passar esta oportunidade e deixou o compromisso de que os parlamentares socialistas no Continente tudo farão para incluir a Madeira nos programas nacionais ligados ao mar.

Neste sentido, Carlos Pereira anunciou que os socialistas irão apresentar uma proposta de recomendação ao Governo, no sentido de “incluir também os portos da RAM nesse processo de aceleração e aparecimento de novas ‘start-up’ relacionadas com o mar, para que a Região não fique de fora destes mecanismos”.

Além deste, o deputado referiu que existem alguns programas previstos no plano nacional aos quais a Madeira não tem acesso porque não optou por colocar no Plano de Recuperação e Resiliência medidas concretas de apoio à área do mar.

“Não compreendemos muito bem como é que, no que diz respeito a uma estratégia nacional para o mar, a Madeira possa estar fora do que quer que seja, porque estamos a meio do mar português e é absolutamente essencial que estejamos presentes em tudo”, concluiu Carlos Pereira sublinhando que “sem plano e sem estratégia é muito difícil usar bem os poucos meios que temos disponíveis”.