InícioAtualidadePS GARANTE QUE IMPOSTO "FAT TAX" FICA NA REGIÃO

PS GARANTE QUE IMPOSTO “FAT TAX” FICA NA REGIÃO

“Não estamos de acordo que as receitas de impostos cobrados na Madeira sejam usados para financiar projectos e serviços de âmbito nacional”, justificou o socialista. “Esta posição viola os princípios da autonomia e ofende as batalhas que temos travado para aprofundar os mecanismos autonómicos”, acrescentou.

Carlos Pereira não poupa, porém, o partido que chama a si a bandeira da autonomia e lança uma dura farpa ao PSD, que manteve a receita da sobretaxa de IRS cobrada na Madeira e Açores a reverter para os cofres dos Estado, apesar dos protestos insulares, que chegaram mesmo ao Tribunal Constitucional, sem que este lhes tenha dado razão. “Já bastou o PSD e CDS terem pontapeado a autonomia com a questão da sobretaxa que retirou à Madeira muitos milhões e euros”, afirmou. “O governo do PS acabou este ano com esse imposto e termina com essa questão inventada pelo PSD e CDS”, garantiu.

Refira-se que o ‘fat tax’ cinge-se aos refrigerantes (apesar de inicialmente ter sido pensado taxar o sal e as gorduras) vai tributar em 8,22 euros por hectolitro as bebidas com uma concentração até 80 gramas de açúcar por litro. Pode encarecer até 16 cêntimos a garrafa. 

A Assembleia Legislativa da Madeira discutiu, esta manhã, um diploma que visa prolongar, de 18 para 25 anos, o tempo de vida das viaturas que fazem transporte de crianças e jovens até 16 anos.
A deputada Mafalda Gonçalves referiu que essa alteração apenas irá potenciar o transporte de crianças e de jovens em veículos com muita idade e sem as devidas condições.