InícioAtualidadePS exige transparência em relação aos critérios de atribuição dos fogos habitacionais...

PS exige transparência em relação aos critérios de atribuição dos fogos habitacionais construídos ao abrigo do PRR

Sérgio Gonçalves defende que o Governo Regional esclareça quais são os critérios de atribuição das habitações que serão construídas com recurso às verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em conferência de imprensa realizada esta manhã em Câmara de Lobos, no local onde serão construídos 34 fogos habitacionais a custos controlados ao abrigo do PRR, o presidente do PS Madeira deu conta do facto de o Governo Regional ter vindo a anunciar vários investimentos deste género em diversos locais da Região, mas não tornar públicos os critérios de elegibilidade dos candidatos para que possam aceder a estas casas. “É fundamental que exista transparência neste processo”, vincou.

O líder socialista apontou o dedo à estratégia que o Governo Regional tem vindo a seguir relativamente à habitação, a qual “deixa muito a desejar”, apontando o facto de existirem na Região mais de 5.000 famílias com carências habitacionais e de 26% da população depender de habitação social.

Atendendo a que os 136 milhões de euros do PRR destinados à habitação resolverão apenas 30% das carências habitacionais, Sérgio Gonçalves questionou qual seria a estratégia para o setor e o que seria das várias famílias que carecem de uma habitação condigna se não existissem estas verbas.

Acusando o Executivo de não ter conseguido resolver os problemas habitacionais ao longo de décadas, o presidente do PS Madeira frisou que, além do anúncio destes investimentos, “é fundamental que se saiba que critérios existem para a atribuição destes fogos”. “Ninguém os conhece e é necessário que o Governo Regional informe com a devida transparência, para que estas famílias que necessitam de habitação possam, efetivamente, aceder a estas casas, rematou”.