O alegado financiamento ilegal ao CDS Madeira revelado na passada quarta-feira pela SIC, num caso que envolve tanto o seu líder como o secretário regional da Economia, motivou por parte do PS-Madeira um pedido de esclarecimento urgente aos madeirenses.
Para os socialistas, os factos que indiciam Rui Barreto e o CDS são de extrema gravidade e põem em causa a ética e a transparência exigidas a responsáveis políticos, razão pela qual devem ser clarificados de forma rigorosa pelos envolvidos.
Em causa está o empréstimo de 29.880 euros feito pelo financiador do Chega, César do Paço, ao CDS-Madeira pouco antes das eleições Regionais de 2019 as quais resultaram na eleição do PSD de Miguel Albuquerque e da atribuição da pasta da Economia regional ao líder dos centristas.
É também neste sentido que o PS considera que além de Rui Barreto também o presidente do Governo Regional deve uma explicação aos madeirenses, permitindo perceber se Miguel Albuquerque e o seu executivo se reveem neste tipo de comportamento por parte do líder do CDS e se irão solicitar-lhe esclarecimentos sobre o tema, numa altura em que os dois partidos assinaram um acordo de coligação regional para as autárquicas.
O Partido Socialista, e o seu secretário geral Gonçalo Aguiar, comprometem-se a analisar com todo o rigor e atenção os factos revelados na reportagem “A grande ilusão” e conduzirá as ações políticas e jurídicas que considerar necessárias para o total esclarecimento da situação.