InicioAtualidadePS É A ALTERNATIVA CERTA PARA O CONCELHO DA RIBEIRA BRAVA ...

PS É A ALTERNATIVA CERTA PARA O CONCELHO DA RIBEIRA BRAVA (2)

O PS tem como intuito esclarecer, “de uma vez por todas, os apoios e as candidaturas que já foram aprovadas para a reconstrução das zonas afectadas pelos incêndios”. “Foram abertos, a 3 de Setembro de 2016, dois concursos que já foram aprovados para a questão das limpezas das escarpas, como também para a aquisição de equipamento, no montante de quase 9 milhões de euros, estando aberto, até Setembro de 2017, a segunda fase do concurso com uma dotação de 24,5 milhões de euros”, declarou Carlos Pereira, pretendendo saber o que tem sido feito com o dinheiro já aprovado.

“Do acordo preconizado entre o Governo da República e o Governo Regional em que o executivo de Albuquerque declarou 15, 5 milhões de euros de prejuízos nas habitações, o governo central comprometeu-se a pagar 12,6 milhões de euros, ou seja, quase a totalidade desses prejuízos, sendo que 6,6 milhões já estão assegurados no Orçamento de 2017. O Instituto de Habitação recenseou para apoio 116 edifícios e, neste momento, só enviou 27 candidaturas”, salientou.

Carlos Pereira frisou ainda que existem duas linhas de crédito no valor de 22 milhões de euros, verbas de apoio ao turismo e aos restantes sectores da actividade económica, “no entanto não houve, até à data, qualquer candidatura”. Sobre estes créditos, o PS refere que o Governo Regional “não articulou com as associações empresariais, não colocou nas suas newsletters, bem como nos seus sites” a informação sobre estas linhas de crédito, “o que releva que o governo regional quer este processo corra mal, para poder vir dizer para o exterior que a culpa é do PS-Madeira”.

“É estranho o governo regional continuar a dizer ou a insinuar aos madeirenses, num atitude absolutamente mentirosa, que não há apoio do Governo da República, tendo em conta que o Partido Socialista garantiu 80% das ajudas financeiras destinadas à reconstrução dos incêndios”, conclui Carlos Pereira.

X