O Grupo Parlamentar do Partido Socialista critica o facto de, ao contrário do prometido pelo Governo Regional, o estatuto dos bombeiros profissionais que desempenham funções nas associações de bombeiros voluntários da Região continuar a não ser uma realidade.
Em conferência de imprensa realizada esta manhã, junto ao quartel dos Bombeiros de Câmara de Lobos, o deputado Jacinto Serrão explicou que esta é uma reivindicação antiga que pretende equiparar os profissionais que exercem funções nas associações de bombeiros voluntários aos bombeiros profissionais de outras corporações, como é o caso dos sapadores do Funchal, de Santa Cruz e de Machico.
Conforme referiu, este novo estatuto tem vindo a ser prometido pelo Governo Regional há muito tempo, tendo o secretário regional da Saúde e Proteção Civil garantido que estaria pronto no primeiro trimestre do ano. A verdade, disse Jacinto Serrão, é que “o primeiro trimestre já foi e esse novo estatuto ainda não conheceu a luz do dia”.
O deputado frisou que esta é uma justa reivindicação, para garantir melhores condições de trabalho e eficiência “no exercício desta profissão tão nobre para a Região Autónoma da Madeira”. “Para trabalho igual, salário e condições iguais”, defendeu Jacinto Serrão, acrescentando que o Governo Regional só não resolve este problema “por uma certa inércia e falta de vontade política”.
“Os bombeiros têm uma missão de proteção civil, para salvaguardar a vida de pessoas e a integridade de bens na Região. Por isso, o investimento nesta área é necessário e prioritário”, rematou.