InícioNotíciasPS defende vacinação urgente dos cuidadores informais

PS defende vacinação urgente dos cuidadores informais

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista considera imprescindível que os cuidadores informais sejam incluídos na fase prioritária de vacinação contra a Covid-19, como forma de garantir a sua segurança e a das pessoas cuidadas.

“É necessário que os nossos governantes percebam que, na eventualidade de um cuidador informal estar infetado, ver-se-á obrigado a suspender os cuidados que presta, além de também poder vir a infetar a pessoa cuidada, o que poderá acarretar consequências graves para estas pessoas, visto integrarem grupos de risco”, disse a deputada Marina Barbosa.

A parlamentar alertou ainda para o perigo da suspensão dos cuidados prestados pelo cuidador informal em caso de infeção, e que obrigaria à substituição do mesmo, algo que se revela por vezes muito complicado.

Mariana Barbosa sublinhou a importância das tarefas desempenhadas por estas pessoas, defendendo a sua inclusão no plano de vacinação, estejam ou não reconhecidos ao abrigo do Estatuto do Cuidador Informal para evitar que muitos sejam excluídos por não lhes ser reconhecida essa qualidade.

“Apelamos à inclusão dos cuidadores informais no plano regional de vacinação, de forma a que possam ser vacinados o mais rapidamente possível, pois merecem uma especial atenção pela importância do papel que assumem, e ainda para garantir a salvaguarda das pessoas cuidadas”, vinca a socialista.