O Grupo Municipal do Partido Socialista – Santa Cruz entende que o desporto deve constituir uma prioridade para o executivo camarário e que os apoios municipais para esta área devem ser regulares.
“As entidades desportivas merecem saber com o que podem contar, pois também passam por dificuldades”, afirmou António Alves, na reunião de ontem da Assembleia Municipal, alertando que o Município não deve coartar a ação nem o planeamento das entidades desportivas.
Na ótica dos socialistas, cada entidade deve apresentar o número de projetos candidatos a apoio que entender (e não apenas dois obrigatoriamente), cabendo depois à autarquia selecionar e apoiar aqueles que considerar que têm interesse municipal, tendo consciência que tal implicaria um aumento da verba atribuída ao desporto.
António Alves considerou ser necessário pensar verdadeiramente o desporto e impulsionar o desenvolvimento da prática desportiva, através de uma estratégia assente na promoção de estilos de vida saudáveis e na qualidade de vida.
Com vista a esta estratégia que invista na oferta desportiva de proximidade e garanta o acesso a todos os cidadãos à prática do desporto e da atividade física, o PS alerta para a necessidade de se criar um parque desportivo devidamente pensado e planeado, com infraestruturas em todo o concelho que sirvam efetivamente os interesses da população e que deem resposta às 15 entidades desportivas (associações e clubes) do concelho. Como deu conta, estas entidades promovem 24 modalidades para 2.790 atletas federados, sendo Santa Cruz o segundo concelho com mais atletas federados na Região (12,9%).
António Alves partilhou do desejo manifestado quer pelo presidente da Câmara, quer da Junta de Freguesia do Caniço sobre a construção de um pavilhão multiusos, com o apoio do Governo Regional, à semelhança do que faz com as autarquias que são da sua cor política. “O Grupo Municipal do Partido Socialista, não assume, pois não possui elementos para a decisão, que tais infraestruturas tenham de ter lugar unicamente no Caniço, mas, seguramente, têm de ter lugar no Concelho de Santa Cruz”, adiantou.
O deputado municipal defendeu um modelo de desenvolvimento desportivo alicerçado nas reais necessidades da população, das entidades desportivas, dos dirigentes e demais agentes desportivos do concelho e, tendo em conta a escassez de políticas neste domínio, propôs a criação de um Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo.
Na reunião de ontem, o PS apresentou ainda um voto de congratulação ao Clube Sport Juventude de Gaula, pela promoção à Divisão de Honra Regional, bem como um voto de congratulação à atleta Madalena Costa, da secção de patinagem artística do Sporting Club Santacruzense, pela conquista da segunda eliminatória da Taça do Mundo no escalão de cadetes e respetivo apuramento para a final da Taça do Mundo.
António Alves não deixou ainda de lamentar a atitude tomada pela coligação PSD/CDS – ‘Cumprir Santa Cruz’, que abandonou a sessão da Assembleia Municipal de Santa Cruz quando ainda decorriam os trabalhos iniciais de análise das atas anteriores.