InícioAtualidadePS defende criação de centro de recuperação de animais e de investigação...

PS defende criação de centro de recuperação de animais e de investigação marinha

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista defende a rentabilização do edifício da Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento situado junto à foz da ribeira da Boaventura, em Santa Cruz, e propõe a instalação no local de um centro de recuperação de animais e de investigação marinha.

Em conferência de imprensa realizada no local, a deputada Mafalda Gonçalves deu conta que grande parte do edifício está subaproveitada, nele funcionando apenas o parque de estacionamento, as instalações Iate Clube de Santa Cruz e um café, adiantando, por isso, que o PS irá apresentar no Parlamento um projeto de resolução com vista à criação deste centro.

“Há muito deste espaço que não está neste momento a ser aproveitado. O PS defende que se devia instalar aqui uma valência que não existe na Região, que é justamente um centro de recuperação de animais”, afirmou a parlamentar, dando conta que existem vários animais bravos (marinhos e terrestres) que são resgatados, mas que, por falta de condições materiais, logísticas e de recursos humanos, acabam por ser devolvidos ao meio ambiente sem grande tratamento ou, por vezes, são eutanasiados.

Mafalda Gonçalves sublinha que este é um espaço privilegiado, tendo em conta que se encontra à beira-mar e já possui as infraestruturas necessárias, nomeadamente o cais de acesso ao mar, pelo que será o local ideal para o desenvolvimento desta valência que não existe ainda na Região.

Na sua ótica, poderiam ser estabelecidas parcerias com a Universidade da Madeira e com a Estação de Biologia Marinha para criar um polo de investigação com duas vertentes. Por um lado, a educativa, pois seria uma forma de dar a conhecer às pessoas estas espécies que normalmente desconhecem, e, por outro lado, a vertente turística, fazendo deste um espaço atrativo e visitável. De acordo com a deputada, esta solução poderia ser uma mais-valia para a Região e para a economia do mar.