InícioAtualidadePS defende construção de lar de idosos em São Vicente

PS defende construção de lar de idosos em São Vicente

O apoio social é um dos eixos prioritários da candidatura de Helena Freitas à Câmara Municipal de São Vicente. A candidata do PS assume estar comprometida em investir de forma prática na resposta às necessidades da população do concelho, com particular foco naqueles que mais precisam, como é o caso dos idosos.

“Em São Vicente, os apoios à população têm sido escassos e mal direcionados. Existe uma camada fulcral das nossas pessoas que tem sido esquecida e isso não pode acontecer. A 3ª idade constitui uma parte significativa do concelho e exige da autarquia uma atenção especial que lhe garanta condições de vida dignas depois de tudo o que nos deram ao longo das suas vidas”, diz.

Para Helena Freitas, é essencial implementar em São Vicente um programa de investimentos calculados no apoio aos idosos do qual faz parte a criação de um lar de idosos local. O objetivo, afirma, “é garantir que a população possa ficar naquela que foi sempre a sua área de residência e que se mantenha perto dos seus familiares e amigos pois sabemos que a solidão é um fator de risco para estas pessoas.”

O programa da candidata do PS à presidência da autarquia inclui ainda medidas como o apoio domiciliário aos idosos que residam em habitação própria e a implementação de um complemento ao idoso que lhes permita suportar as despesas elevadas com saúde e medicamentos. “Uma resposta de proximidade que acreditamos ser uma parte muito relevante das responsabilidades de uma autarquia focada no bem-estar de todos”, acrescenta a candidata.

Inserido também na área social está a criação de um apoio destinado às famílias carenciadas do concelho com vista à recuperação das suas habitações. Helena Freitas defende que todos têm direito a uma habitação digna, independentemente dos seus rendimentos, e que este é um ponto de partida para a melhoria das suas condições de vida. “Queremos mesmo dar mais vida a São Vicente, e isso começa com a garantia da qualidade de vida de todos os que aqui habitam, sem exceção. A nossa ambição é criar em São Vicente uma autarquia preocupada e próxima que investe com consciência e com foco naquilo que é mais importante, as pessoas”, conclui a candidata.