InícioAtualidadePS de luto pela partida de Emanuel Jardim Fernandes, “um dos Grandes”...

PS de luto pela partida de Emanuel Jardim Fernandes, “um dos Grandes” da política madeirense

Foi com enorme pesar e consternação que o PS-Madeira recebeu a notícia da morte de Emanuel Jardim Fernandes, ex-presidente do partido e antigo deputado aos parlamentos regional, nacional e europeu.

Advogado de profissão, desde cedo Emanuel Jardim Fernandes começou a se destacar como um dos principais rostos do então recentemente criado PS-Madeira, tendo sido deputado ao Parlamento regional logo na primeira legislatura, em 1976. Um lugar que, aliás, veio a ocupar repetidamente durante várias legislaturas, assumindo-se como uma das grandes vozes da oposição na Região, com um histórico de luta pela justiça social e melhores condições de vida para os madeirenses, mas também como um acérrimo defensor dos valores da Liberdade e da Democracia.

A forma determinada como sempre pugnou pela defesa destes princípios levou-o à presidência do PS-Madeira. Em 1980, foi eleito secretário coordenador (o equivalente ao atual cargo de presidente) da Federação Regional da Madeira, tendo liderado o partido até 1993, cargo que voltou a ocupar em 1996.

O seu compromisso com a Madeira e os madeirenses foi assumido também fora de portas, tendo sido deputado à Assembleia da República por duas vezes, entre 1983 e 1985 e entre 1991 e 1995, mas também deputado ao Parlamento Europeu, entre 2004 e 2009.

Paulo Cafôfo, presidente do PS-Madeira, salienta a forma séria e empenhada como Emanuel Jardim Fernandes sempre se entregou às causas em que acreditava, o seu sentido humanista e o enorme e importante contributo que deu para algumas das grandes conquistas alcançadas pela Região, factos que levaram a que, em 2001, tenha sido agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Figura carismática, exemplo do inconformismo na luta contra o regime e os interesses instalados, Emanuel Jardim Fernandes acaba por ficar indelevelmente ligado à história do PS-Madeira, tendo, inclusivamente, sido reconhecido como Presidente Honorário do Partido.

“A sua partida deixa em todos os socialistas um sentimento de luto e orfandade, mas também de gratidão pelo seu histórico de luta e de entrega”, afirma Paulo Cafôfo, considerando que “parte um dos Grandes da vida política, social e empresarial da Região, cujo legado nos cumpre a todos reconhecer e agradecer”.

Aos seus familiares e amigos, mas também a todos os socialistas, o PS-Madeira endereça as mais sentidas condolências.