InícioAtualidadePS compromete-se a defender a pesca tradicional no Caniçal e critica quem...

PS compromete-se a defender a pesca tradicional no Caniçal e critica quem nada fez pelo setor e agora vem pedir confiança

Hugo Marques assegura que, com o Partido Socialista na Câmara Municipal de Machico, os pescadores do Caniçal verão finalmente a sua atividade defendida, respeitada e promovida.

O candidato socialista à presidência da autarquia não poupa nas críticas ao candidato do PSD, que até há pouco esteve à frente da área das Pescas no Governo, mas nada fez pela defesa do setor e agora ainda “tem a lata” de vir pedir para que as pessoas acreditem em si.

“É inaceitável que alguém que, tendo ocupado o cargo de diretor regional das Pescas, não tenha resolvido problemas estruturais como a falta de gelo na lota, nem garantido o pagamento das compensações devidas aos pescadores pela proibição da apanha da lapa, venha agora pedir a confiança dos machiquenses para liderar o concelho”, dispara Hugo Marques. O socialista recorda que, durante anos, os pescadores foram esquecidos e que, enquanto isso, “defenderam-se interesses económicos de grandes empresas, em vez dos interesses dos homens do mar, que saem todos os dias para garantir o sustento das suas famílias”.

O candidato do PS aproveita também para criticar a opção de promover a aquacultura, em detrimento da pesca tradicional, lembrando que esta última é parte integrante da identidade do Caniçal e do concelho de Machico e, como tal, tem de ser defendida. “Não é pela pesca artesanal que o peixe no mar diminui, muito pelo contrário. A pesca tradicional é sustentável e deve ser valorizada, não substituída”, sustenta, frisando que, com o PS, os pescadores terão voz e terão um município que os apoia”.

Contra os boatos e pela verdade sobre o Caniçal

Hugo Marques lamenta também que algumas forças políticas procurem criar alarmismo, ao espalharem a ideia de que existe insegurança nas ruas do Caniçal.

“É ofensivo dizer que o Caniçal é um lugar perigoso. As gentes do Caniçal são pessoas trabalhadoras, alegres, acolhedoras e de bem. O Caniçal é – e continuará a ser – um ótimo sítio para passear, para saborear a gastronomia local, para ir à praia e conviver”, defende o candidato.

O socialista reconhece a importância da segurança e da presença das autoridades, mas garante que essa necessidade é igual em todas as freguesias e que não deve servir de pretexto para estigmatizar uma comunidade.

Compromisso com as pessoas e com a terra

A candidatura do PS assenta no lema ‘Renovar Machico pelas Pessoas’ e é por isso que, garante Hugo Marques, as pessoas estarão sempre em primeiro lugar. “É por elas que trabalhamos – pelos pescadores, pelos trabalhadores, pelas famílias, por todos os que amam esta terra”, reforça.

Refira-se que o projeto socialista no Caniçal conta com Emanuel Santos como candidato à presidência da Junta de Freguesia, pessoa conhecedora da localidade e com orgulho na sua terra.