InícioAtualidadePS apresenta soluções concretas e estruturais para mudar Santa Cruz

PS apresenta soluções concretas e estruturais para mudar Santa Cruz

Pedro Diniz, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Santa Cruz, apresentou ao longo da campanha eleitoral um programa sólido, transformador e baseado em propostas concretas e exequíveis. Em contraste com a governação desgastada do atual executivo JPP, o PS assume-se como a única alternativa credível, com um projeto de futuro que responde às reais necessidades do concelho.

“O tempo da propaganda acabou. É hora de fazer”, tem afirmado Pedro Diniz em todas as ações de campanha, reforçando a mensagem de compromisso com a mudança responsável e com a dignidade de quem vive, trabalha ou investe em Santa Cruz.

Os socialistas têm apresentado propostas estruturais transversais a todas as áreas de governação, a começar pela habitação, onde defendem a reabilitação urgente do parque habitacional municipal, a aplicação efetiva do programa 1.º Direito, a criação de um mapeamento real das necessidades habitacionais do concelho e a revisão urgente do regulamento das licenças para alojamento local, promovendo equilíbrio entre habitação permanente e turismo.

No campo do ambiente, saneamento e ordenamento do território, Pedro Diniz aponta a conclusão da ETAR dos Reis Magos, a requalificação da frente-mar, com intervenções no Portinho, no Garajau e noutras zonas costeiras, a requalificação das redes de saneamento básico nas zonas altas e a revisão urgente do PDM, há anos em atraso.

Para a área da mobilidade e transportes, o PS propõe o lançamento do projeto-piloto StaCruz eBUS, com transportes públicos elétricos, mais horários e melhor cobertura, e a reorganização do trânsito no Caniço e zonas urbanas do concelho.

Por outro lado, a requalificação total do Mercado Municipal de Santa Cruz, mantendo a traça arquitetónica e integrando espaços de restauração, produtos locais e animação cultural, a reabilitação do Cais de Santa Cruz com instalação de empresas marítimo-turísticas e a criação de novas centralidades urbanas, com destaque para a proposta de renovação da frente do Caniço Shopping com zonas comerciais, espaços verdes e uma praça de táxis digna, são propostas socialistas no âmbito da economia e turismo.

No domínio social, Pedro Diniz defende a criação de um Centro de Dia na Camacha, no edifício do futuro Museu do Vime, o combate ao isolamento dos idosos com visitas domiciliárias, programas de envelhecimento ativo e centros comunitários, e ainda o apoio reforçado às IPSS, cuidadores informais e respostas sociais descentralizadas.

Já no que se refere à cultura e identidade, a candidatura socialista compromete-se com a instalação do Museu do Vime, do Artesanato e do Folclore, na Camacha, a construção do Centro de Artes e Espetáculos de Santa Cruz, com salas polivalentes e 200 lugares de estacionamento, e ainda o apoio aos artistas locais e dinamização cultural contínua.

Pedro Diniz afirma que este é um programa que “não promete o impossível, mas propõe o que é preciso, com rigor, visão e trabalho”. Lembra que, ao contrário do executivo atual, que faz obras apressadas em cima das eleições, o PS apresenta soluções sustentáveis, baseadas em planeamento, transparência e envolvimento da comunidade.

“Temos propostas, temos equipa, temos vontade. Santa Cruz não pode continuar adiada. É agora”, conclui Pedro Diniz, confiante na força renovadora do Partido Socialista para devolver ambição, justiça social e esperança ao concelho.