InícioAtualidadePS acusa Governo de negligência no combate aos incêndios e diz que...

PS acusa Governo de negligência no combate aos incêndios e diz que há matéria suscetível de ser enviada ao Ministério Público

O presidente do PS-Madeira criticou, hoje, as “mentiras, contradições e ocultações” por parte do Governo Regional no que se refere ao combate aos incêndios do passado mês de agosto, adiantando que as informações que têm sido veiculadas pelos especialistas ouvidos na Comissão de Inquérito configuram matéria para ser enviada ao Ministério Público.

Esta manhã, em conferência de imprensa na freguesia da Serra de Água, onde teve início o incêndio que consumiu mais de 5 mil hectares, Paulo Cafôfo chamou a atenção para a falta de transparência em todo este processo, apontando as contradições verificadas entre as afirmações do secretário regional da Saúde e Proteção Civil e do presidente do Serviço Regional de Proteção Civil em sede de Comissão de Inquérito. Como referiu, a 29 de outubro, Pedro Ramos disse que ainda não havia relatório sobre os incêndios, ao passo que, esta quinta feira, António Nunes revelou que esse relatório já estava pronto no dia 17 de outubro. “O secretário regional faltou à palavra”, condenou o líder socialista, acrescentando que aquele responsável tenta lançar uma “cortina de fumo” relativamente à ação do Governo.

Paulo Cafôfo afirmou que o combate aos incêndios não foi um sucesso, lembrando que os próprios especialistas que têm ido à comissão de inquérito são perentórios em afirmar que “houve uma má gestão” neste processo.

O presidente do PS-M apontou também o dedo ao facto de o presidente do Governo ter demorado quatro dias a chegar à Madeira, ter vindo “picar o ponto” e voltado “para o areal do Porto Santo, para apanhar sol numa espreguiçadeira”. “Isto é desprezo, falta de consideração e de respeito. Uma pessoa que tem esta postura não é digna do cargo que ocupa”, disparou.

Paulo Cafôfo assegura que o PS não vai deixar passar esta questão em branco. “Os fogos foram extintos, mas o Governo continua a arder, não só na questão dos casos de justiça, mas, acima de tudo, na forma como geriu mal todo o combate aos fogos de agosto”, disse.

O socialista reforçou que o Executivo tenta esconder a sua incompetência e negligência no combate aos incêndios, lançando críticas ao presidente do Governo por se ter escusado a ir à Assembleia Legislativa responder presencialmente perante a Comissão de Inquérito, optando por responder por escrito, desconfiando que estas respostas tenham sido escritas não pelo próprio Miguel Albuquerque, mas por juristas. Além disso, condenou o facto de alguns jornalistas terem sido impedidos de fazer a cobertura dos incêndios.

Face a tudo o que ocorreu e às declarações das várias pessoas que prestaram declarações no âmbito da Comissão de Inquérito requerida pelo PS, Paulo Cafôfo considera que há matéria para ser enviada ao Ministério Público.