O PS-Madeira vai apresentar um conjunto de propostas de alteração ao Orçamento Regional 2024, com vista a mudar e melhorar a vida dos madeirenses, estabelecendo prioridades que não estão contempladas no documento apresentado pelo Governo Regional.
Esta tarde, no âmbito da reunião da Comissão Política do PS-M, Paulo Cafôfo adiantou que a apresentação destas propostas funciona como um teste, não só ao Governo Regional, mas também aos partidos da oposição que viabilizaram a moção de confiança.
O líder socialista deu conta que as propostas – que foram validadas pelos comissários na reunião de hoje – passam pela melhoria dos rendimentos, dos serviços públicos e das condições de vida dos madeirenses e porto-santenses, mas integram também medidas com vista à redução das gorduras do Governo Regional. “Estamos a falar de uma ineficiência da despesa que por vezes é feita e queremos que essa despesa e esse investimento sejam eficazes e possam ter um efeito direto na vida dos cidadãos”, afirmou.
Paulo Cafôfo adiantou que o PS reduziu substancialmente as medidas, comparativamente às apresentadas em orçamentos anteriores, pelo que vai esperar “pela reação e pela postura do Governo e do PSD”. “Há uma intencionalidade de não apresentarmos demasiadas medidas, também para dar a oportunidade ao Governo de, num leque restrito de medidas, avaliá-las e, acima de tudo, integrá-las no Orçamento Regional”, explicou.
O líder socialista fez notar o facto de não haver uma maioria absoluta no Parlamento e de ser possível, no meio das minorias que existem, fazer passar algumas propostas. Lembrou que houve partidos da oposição que, inclusivamente, defenderam na campanha eleitoral algumas das medidas que o PS irá apresentar agora, pelo que vamos ver “que posição vão ter”. “Isto acaba por ser um teste ao Governo Regional, mas também aos partidos da oposição, nomeadamente àqueles que agora viabilizaram a moção de confiança a este Governo”, rematou.