O Grupo Parlamentar do PS esteve hoje no Curral das Freiras para denunciar a falta de apoios, por parte do Governo Regional, aos produtores da castanha.
Na ocasião, Jacinto Serrão lembrou que, em anos anteriores de grandes prejuízos para os produtores, o Governo Regional prometeu um subsídio aos produtores, mas que até hoje essa promessa ainda não foi cumprida.
Os socialistas visitaram o Centro de Processamento da Castanha, construído com fundos comunitários e inaugurado em 2002, que tinha como objetivo resolver problemas relacionados com o bicho da castanha e aumentar a produção de farinha de castanha para melhorar o escoamento do produto, mas que se encontra fechado há vários anos. Devido a isto, Jacinto Serrão afirmou que esta infraestrutura serviu apenas para “iludir os produtores”.
Criticando aquilo que considera ser uma “política de desincentivo aos produtores”, o deputado socialista alertou que “são necessários apoios efetivos para a produção da castanha ou corremos o risco deste cartaz turístico, que é o Cortejo Alegórico da Castanha que hoje vemos, poder desaparecer”.
Acusando o Governo de se congratular com aumentos de produção num ano de condições climatéricas bastante positivas, depois de vários anos de queda de produção em que a culpa foi sempre do clima ou das pragas, Jacinto Serrão salientou que “o apoio à castanha não se faz com discursos”, pedindo desta forma mais intervenção efetiva do Governo Regional numa atividade de tão grande importância para o Curral das Freiras.