É no Porto Moniz que ficará instalada a sede da delegação regional da Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), entidade que conta com mais de uma centena de municípios associados.
A cerimónia da entrega da placa identificativa decorreu no Espaço Multiusos do Porto Moniz, num momento que contou com as presenças de Luís Encarnação, Presidente da AMPV e da Câmara Municipal de Lagoa, no Algarve, Vítor Freitas, Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, e Paula Jardim, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira.
A Associação dos Municípios Portugueses do Vinho, criada a 30 de abril de 2007, apresenta-se como porta-voz de todos os municípios com vincada tradição vitivinícola e tem, atualmente, como associados, 117 dos 308 municípios do país.
Na Madeira, Porto Moniz, São Vicente e Câmara de Lobos são, à data, os municípios que integram a associação, tendo a escolha do local para instalação da sede da delegação regional da AMPV recaído sobre o Porto Moniz.
O Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz congratula-se com este feito e diz não poder deixar esquecer que o mesmo resulta de uma visão estratégica para a dinamização e divulgação do Porto Moniz através do seu potencial vitivinícola.
Quando questionado sobre a razão da escolha do concelho do Norte da Região, Emanuel Câmara responde com uma pergunta: “porque não no Porto Moniz?”. De acordo com o autarca, o facto de esta escolha ter recaído sobre um concelho do Norte deveria servir de exemplo para quem governa a Região, pois, na sua opinião, “não se pode continuar a discutir a problemática do despovoamento dos concelhos do Norte, por um lado, e por outro não se descentralizar, do Funchal, uma série de serviços que ajudariam à fixação de população no Porto Moniz, em São Vicente ou em Santana”.
O Presidente da Câmara Municipal de Porto Moniz destacou que o Porto Moniz é um concelho com viticultores que produzem uvas para o Vinho Madeira, mas conta também com vinicultores que produzem vinhos e espumantes de marca própria, motivo pelo qual faz todo o sentido a sede da AMPV, na Madeira, estar localizada no Porto Moniz.
A cerimónia decorreu no âmbito da realização do “Grande Capítulo 2023”, organizado pela Confraria Enogastronómica da Madeira, contando com a presença de mais de 250 confrades de diversas confrarias nacionais e estrangeiras.