InícioAtualidadePaulo Cafôfo reuniu-se com o Conselheiro da Diáspora Madeirense na África do...

Paulo Cafôfo reuniu-se com o Conselheiro da Diáspora Madeirense na África do Sul

O presidente do PS Madeira esteve reunido com o Conselheiro da Diáspora Madeirense na África do Sul, José Nascimento, a quem deu conta da sua preocupação com toda a situação de instabilidade que se vive naquele país. Paulo Cafôfo transmitiu uma palavra de conforto e de esperança à comunidade madeirense na África do Sul, expressa através de um voto de solidariedade que já deu entrada no parlamento regional.

No momento, o líder socialista revelou que está atento ao que se está passar naquele país, revelando que se mantém em contacto diário com a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, a fim de se inteirar de todas as diligências que estão a ser tomadas, “numa postura atenta e próxima”.

Na sequência da onda de violentos protestos de apoio ao ex-presidente Jacob Zuma que se está a registar em Joanesburgo e que já levou à destruição de vários negócios de madeirenses, o PS-Madeira espera que possa existir da parte dos Governos Regional e da República uma ação concreta de influência diplomática que possa de facto surtir efeito e minimizar toda aquela situação de instabilidade.

O presidente do PS Madeira deu também conhecimento ao conselheiro José Nascimento de que o Grupo Parlamentar deu entrada, na Assembleia Legislativa da Madeira, a um voto de solidariedade para com a comunidade madeirense na África do Sul, naquele que considera ser “um abraço que damos àquela comunidade”.

Da parte do conselheiro da Diáspora Madeirense na África do Sul, recebeu uma palavra de esperança, mas também a informação de que esta situação não é apenas fruto da prisão do ex-presidente Jacob Zuma, mas de um conjunto de problemas que assolam aquele país há vários anos, como a crise económica, a corrupção e falta de serviços públicos e, mais recentemente, a Covid-19.

“O PS Madeira espera que a influência e a pressão internacional possam surtir efeitos naquele país, para que se possa voltar a ter estabilidade e para que os madeirenses que ali vivem possam continuar a sua vida sem estes sobressaltos, com a certeza que na Madeira e por parte do PS terão sempre um aliado nas suas vidas, mas, acima de tudo, na relação que tem com a nossa Região”, concluiu.