InícioAtualidadePaulo Cafôfo quer reforço do orçamento para a saúde e mais médicos...

Paulo Cafôfo quer reforço do orçamento para a saúde e mais médicos e enfermeiros de família

À margem da visita ao Centro de Saúde de Santo António, o candidato a Presidente do Governo Regional da Madeira recordou que a regionalização da saúde foi uma das maiores conquistas da Autonomia. No entanto, aponta que o Serviço Regional de Saúde, que foi no passado um exemplo e um modelo, «tem-se degradado progressivamente nos últimos anos, com erros de gestão, com uma gestão também por vezes conflituosa, com a desqualificação de excelentes profissionais e com o desinvestimento financeiro», o que tem provocado não só dificuldades no acesso à saúde, como a saída de profissionais do sistema regional e a desmotivação dos que ainda cá estão.

Para o cabeça-de-lista do PS-M às eleições legislativas regionais, a solução para este problema grave da Região passa pelo reforço do orçamento para a saúde e pela garantia do acesso universal à saúde. Paulo Cafôfo considera essenciais os cuidados primários, sendo necessário «contratar mais médicos e enfermeiros de família, com um reforço destas equipas de saúde, com a reorganização destes cuidados primários, com a valorização dos profissionais».

A saúde é a prioridade n.º 1 para o PS. «Sendo a saúde uma prioridade para nós, a prioridade tem de começar pelos centros de saúde, pelos cuidados de saúde primários, porque esse é o caminho certo na inversão da degradação do Sistema Regional de Saúde», acrescentou.