O presidente da Câmara Municipal do Funchal contactou com os vários madeirenses que consigo procuraram trocar palavras e saudações.
“É como estar em casa, nas ruas, nos cafés, o que mais encontramos são madeirenses que aqui vivem e que têm uma presença muito grande, trabalhando em diversos sectores, na hotelaria, na restauração, nos organismos públicos, é uma população que é determinante para Jersey”, destacou Paulo Cafôfo.
Fazendo largos elogios à capacidade de trabalho desta comunidade, o autarca deixou a vontade de replicar este exemplo na Madeira.
“A Região tem de aproveitar melhor as pessoas. A nossa maior riqueza são as pessoas. E nós temos de criar condições para estes que queiram regressar”, afirmou.
Para Paulo Cafôfo, o desejo de regressar é comum a todos aqueles que se encontram emigrados e que têm como objetivo voltar à terra natal e investir. Nesse sentido, o presidente da CMF afirma também que é necessário criar condições para que “outros não sejam obrigados, como estes, a emigrar”.
O edil focou o envelhecimento que afeta a população na Madeira aproveitando para defender a implementação de medidas capazes de fixar a população na Região.
“A pirâmide demográfica está invertida e nós precisamos de realmente fixar pessoas ou de fazer com que outros possam regressar para poderem darem o contributo no desenvolvimento da terra onde nasceram”.