O cabeça-de-lista do PS-M às eleições regionais do próximo dia 22 deste mês vincou a importância de dar às pessoas o direito a terem uma habitação condigna, e apontou as formas como pretende atingir esse desiderato. Uma das soluções passa pela construção de nova habitação social dispersa pelos vários concelhos da Região. Além disso, Paulo Cafôfo defende igualmente a promoção de programas de apoio às rendas, bem como a recuperação de habitações degradadas.
«A habitação é um compromisso que tenho», frisou o candidato socialista, encarando esta como uma forma de promover a justiça social, combatendo as desigualdades e tendo todos uma oportunidade. «Se há coisas que são importantes é a casa, é o lar, e isso é uma das nossas prioridades», disse.
Instado sobre se há alguma zona sinalizada em termos de carências, Paulo Cafôfo referiu que «a nossa perspetiva em termos de habitação é em todos os concelhos, em diversas áreas geográficas, porque não há concelho onde não existam problemas habitacionais», para além de que esta pode ser também uma forma de combater o despovoamento e a desertificação dos concelhos mais rurais, como por exemplo a norte.
«Para fixarmos as pessoas, temos de ter em conta duas coisas: o emprego e a habitação. Nós queremos construir habitação e condições para as pessoas terem a sua habitação também nos concelhos onde o despovoamento se verifica de uma forma acentuada», rematou.