O projeto do PS prevê uma aposta forte na inovação e na formação com investimentos na digitalização e nas pessoas. “A Administração Pública é uma área basilar para o funcionamento da Região e eu conto com colaboradores motivados e empenhados e os processos simplificados e adequados à administração pública do futuro. E vamos dar as condições para que isso seja uma realidade constante”, refere Paulo Cafôfo.
O cabeça-de-lista do PS adianta que a mudança de estilo de governação irá refletir-se na gestão da própria Administração Pública. Como tal, defende uma mudança consciente, que respeite as condições e características de cada serviço, introduzindo medidas de melhoria de processos e eficiência, visando um cada vez melhor serviço público. «A Madeira é um exemplo de capacidade de inovação em muitas áreas, e um Governo Regional liderado por mim dará o exemplo ao adotar a inovação como acelerador da modernização administrativa», garante o candidato.
Assim, o PS prevê uma Administração Pública regional mais simples, transparente e eficiente, com uma forte aposta no apoio a projetos inovadores na Administração Pública, através da dinamização de programas como o “SIMplifica +”, e também em mais formação contínua e mobilidade voluntária. O objetivo passa essencialmente pela valorização dos recursos humanos de grande valor presentes na Região, fomentado a excelência na inovação em áreas chave como as tecnologias de informação.
Paulo Cafôfo e o Partido Socialista estão igualmente comprometidos em mudar o atual paradigma de investimento em Investigação e Desenvolvimento na Madeira. Estreitamente relacionada com a Modernização Administrativa, em temáticas como o e-government e a economia digital, a I&D é, não só, um mecanismo de valorização da Região como também de retenção de talentos e quadros qualificados.
Por seu turno, Pedro Diniz, responsável pela área de Modernização Administrativa do programa do PS-Madeira, assegura que a «possibilidade de crescer e evoluir estará ao alcance da vontade e da ambição de todos e de cada um». «Defendemos um novo sistema de formação contínua e integrada, adaptada ao perfil dos funcionários que integram cada área. Deste modo, fomentamos não só o desenvolvimento coletivo e individual, como também a possibilidade de integrar um futuro regime de mobilidade voluntária dos trabalhadores para outros serviços da Administração Pública, com processos de mobilidade assentes no mérito e na competência, longe de qualquer cultura de interesses e beneficiações», acrescenta.
Considera a candidatura do PS que, através de um levantamento das necessidades e carências de todos os setores da Administração Pública Regional, numa ótica de proximidade e trabalho de campo, será possível dar uma resposta real aos possíveis problemas. O reforço e a renovação dos Recursos Humanos, a oportunidade de crescimento e evolução na carreira, imparcialidade e total transparência, onde todos terão acesso às mesmas oportunidades, são os princípios a adotar na governação do PS.