O PS-Madeira entregou à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira uma proposta para abertura de concurso público internacional para a concessão de serviços de transporte marítimo de navio ferry entre a Madeira e o território continental, por 5 anos, prorrogável até 10 anos.
“A reativação da ligação marítima entre a Madeira e o Continente durante todo o ano é determinante para a dinamização da economia regional e para a mobilidade dos residentes na nossa Região”, defende Paulo Cafôfo.
De acordo com o Presidente do PS-M, “esta é uma reivindicação dos madeirenses e porto-santenses, que têm direito a escolher a forma como desejam deslocar-se até o Continente, por via aérea ou por via marítima, devendo a coesão territorial ser garantida das duas formas”.
Paulo Cafôfo relembra também que “a Madeira apresenta uma elevada dependência externa, importando boa parte daquilo que consome, pelo que a reativação desta ligação marítima via ferry traria maior celeridade e preços mais competitivos quanto ao transporte de mercadorias e matérias-primas”.
Para o líder parlamentar socialista, “não se compreende como é que o Governo Regional empurra para República esta decisão de tamanha importância para as nossas empresas e para os nossos cidadãos, que aliás tem sido uma reivindicação dos madeirenses e porto-santenses desde 2019, data em que Empresa de Navegação Madeirense deixou de realizar esta atividade de ligação marítima entre a Região e o Continente”.
Na proposta apresentada, o grupo parlamentar do PS-M apela ao diálogo com o Governo da República, com o objetivo de garantir todas as condições operacionais e logísticas para a viabilidade desta ligação marítima com os portos em território continental.
Esta linha de transporte marítimo entre a Madeira e o território continental (porto de Portimão) de passageiros e de carga rodada foi operada entre 2008 e 2012 pela Naviera Armas. Em 2018 e 2019, foi adjudicada à Empresa de Navegação Madeirense uma concessão pública de transporte marítimo de passageiros e veículos, entre a Madeira e o Território Continental, mas sem carga rodada. Não tendo sido desencadeado novo procedimento concursal pelo Governo Regional, até hoje.
O regresso da linha ‘ferry’ é um compromisso que consta do programa eleitoral do PS-M às Legislativas Regionais, que ganhou agora forma num projeto de resolução apresentado como uma das prioridades pelo grupo parlamentar do Partido Socialista da Madeira.