InícioAtualidade«OS JOVENS ESTÃO AQUI PARA CONSTRUIR AQUELA MADEIRA QUE QUEREMOS»

«OS JOVENS ESTÃO AQUI PARA CONSTRUIR AQUELA MADEIRA QUE QUEREMOS»

Na apresentação da sua moção, Olavo Câmara explicou que a mesma vai ao encontro do momento atual que a Região atravessa e daquilo que os madeirenses anseiam, nomeadamente uma Madeira onde todos possam contribuir ativamente para a construção do seu futuro. ”A Madeira à Tua Maneira”, referiu, é «um chamamento a todos» para participarem no caminho para vencer 2019, com um projeto que vá ao encontro das soluções que todos os jovens madeirenses querem para a Madeira e para o Porto Santo.

«Os jovens estão aqui para participar, estão aqui com ideias, estão aqui para construir aquela Madeira que nós queremos», sustentou o líder da JS-M, acrescentando que «essa Madeira será feita a partir de hoje, com todas as nossas propostas, para que amanhã Paulo Cafôfo e o Partido Socialista possam implementar tudo aquilo que nós defendemos e tudo aquilo que nós sabemos que irá trazer mais qualidade de vida para todos os jovens da Madeira e do Porto Santo».

Na sua moção, Olavo Câmara define prioridades e linhas orientadoras em seis áreas principais, concretamente Emprego, Educação, Mobilidade, Habitação, Coesão Territorial e Mais Participação. 

Na entender do líder da JS-M, o emprego tem de ser uma prioridade do Governo Regional, assim como o combate à precariedade laboral e aos estágios não remunerados. Prioritária tem de ser também a Educação. «A Educação tem de ser gratuita, do início ao fim, com manuais escolares gratuitos, com transporte escolar gratuito, com bolsas de estudo e com a propina zero», frisou, defendendo ainda uma Educação que vá ao encontro dos jovens e uma universidade ao encontro da sociedade civil e da sociedade empresarial.

A questão da Habitação também tem de ser uma aposta regional, propondo Olavo Câmara programas de acesso à compra da primeira habitação e de arrendamento que chegue a todos.

No capítulo da Mobilidade, o líder da “jota” defende um modelo nos transportes aéreos que satisfaça os estudantes, mas também os madeirenses e todos aqueles que nos visitam, bem como ainda a ligação por ferry entre a Madeira e o Continente durante todo o ano. Por outro lado, alertou que «não podemos ter os transportes terrestres mais caros do país», pelo que propõe a criação de um passe combinado estudante, sub-25, de valor reduzido, que permita uma maior mobilidade e redução no orçamento dos estudantes e jovens.

No campo da Coesão Territorial, Olavo Câmara pugna por um conjunto de medidas e políticas para desenvolver os concelhos do norte da Madeira e do Porto Santo, bem como impedir a desertificação da costa norte e o isolamento do Porto Santo.

Por fim, o líder da JS-M defende mais Participação dos jovens na política, na sociedade, nas causas públicas, na causa animal, nas alterações climáticas, nas questões de igualdade, nos centros de decisão política e propõe a criação de um orçamento participativo regional, uma maior descentralização administrativa, o regresso aos círculos concelhios, com um círculo corretor, e o reforço da Autonomia Regional.