InícioNotíciasOlga Fernandes pede urgência na distribuição das ajudas do FAROL

Olga Fernandes pede urgência na distribuição das ajudas do FAROL

A distribuição das ajudas no âmbito do Fundo de Apoio Regional a Organizações Locais (FAROL) é, para o Grupo Parlamentar do PS-Madeira, um tema urgente que requer a máxima atenção por parte do Governo Regional.

Numa conferência de impressa realizada na Tabua, a deputada Olga Fernandes deu conta da ausência da atribuição deste apoio, que inclui a distribuição de bens essenciais e o apoio no pagamento da água e luz, desde dezembro de 2020, situação que piora o cenário de dificuldades a muitas pessoas no concelho.

A também candidata à Câmara Municipal da Ribeira Brava já havia questionado a secretária regional da Inclusão Social e Cidadania a este respeito há mais de um mês e recorda que, na altura, a governante adiantou que os cabazes seriam distribuídos em março e que as pessoas sinalizadas com fracos recursos económicos receberiam os retroativos relativos aos meses de janeiro e fevereiro.

No entanto, segundo Olga Fernandes, aproxima-se o mês de maio e “nada de cabazes”, sendo que “as pessoas precisam de comer todos os dias.” Para a socialista esta é uma situação incompreensível, uma vez que o apoio já foi aprovado em Orçamento Regional, em dezembro.

A parlamentar diz ser “urgente a execução desta medida, de forma a mitigar as carências alimentares e ajudar as pessoas o quanto antes”, e questiona o executivo se pretende distribuir os cabazes em vésperas das eleições e, até lá, como é que as pessoas de fracos recursos conseguem se governar e matar a fome.

“Deixem as burocracias e ajudem as pessoas”, concluiu.