Para Vítor Freitas, desde o 25 de Abril de 1974 que o Estado não desinvestia tanto naquelas que são os seus deveres para com o povo madeirense em matéria de Administração Interna.
Salientou, no entanto, que com a mudança de Governo na República para o Partido Socialista, em 2015, o Estado começou a assumir as suas responsabilidades nesta área, sendo disso exemplo o investimento de 4,3 milhões de euros em execução na Região Autónoma da Madeira.
De acordo com o líder parlamentar do PS, «por aqui se vê a amnésia coletiva do PSD-Madeira e do seu Governo, que, lançados que estão na cegueira eleitoral do próximo ano, optaram como instrumento de campanha pela mentira sistemática e a desresponsabilização grosseira das competências Autonómicas, tentado lançar responsabilidades que são únicas e exclusivas da competência do Governo Regional sobre o Governo da República».
«A Autonomia é também responsabilidade. A proteção civil é responsabilidade do Governo Regional, mas, perante a incompetência que os próprios assumem, tentam esconder essa incompetência criando falsas lógicas de inimigos externos», afirma, acrescentando que «o único inimigo que os madeirenses temem, e é bem real, é a incompetência do PSD na governação da Madeira».